Qual o nome das renas do papai noel?
27.08.2019
25 de Dezembro, madrugada de Natal. Crianças do mundo inteiro dormem tranquilamente, enquanto um velhinho de coração bondoso salta de telhado em telhado, carregando um grande saco vermelho, repleto de presentes.
Ele é silencioso. Raramente alguém o vê. Quando entra pela chaminé, aterrissa magicamente, sem um barulho sequer. Em uma casa ou outra ele esbarra em algum objeto, mas não se engane, se por acaso alguém acordar, ele sempre consegue sair de fininho, antes da pessoa verificar o que está havendo.
Você já sabe de quem estamos falando, não é mesmo? Afinal, ele é sempre o mais lembrado quando nos referimos a espírito natalino e solidariedade. No fim das contas, além de ser super generoso, o Papai Noel ainda é muito organizado.
Organizado? Como assim? Calma, calma. Vamos explicar...
Todo mundo sabe que o Papai Noel entrega os presentes da criançada do mundo todo em apenas uma noite, certo? Como isso seria possível sem uma grande organização? Nem mágica daria conta, não é?
A verdade é que o Noel conta com muita ajuda. Na Lapônia, ele tem os Elfos que preparam os laços, as caixas, os presentes e organizam a ordem das entregas. No céu da noite de natal, estão seus maiores ajudantes: as renas voadoras que puxam o trenó do velhinho barbudo.
As renas do Papai Noel possuem poderes mágicos?
Na Lapônia Finlandesa, existem centenas de renas. Tantas que nem mesmo o Noel conseguiria dar conta. Por isso, inicialmente, ele escolheu 8 com características mágicas que passaram a garantir seu transporte na noite natalina.
Trenós puxados por renas são muito tradicionais em algumas regiões do mundo, inclusive na Finlândia. Isso acontece porque esses animais são fortes e resistem ao frio intenso. Então, imagina só a força e velocidade das ajudantes mágicas do Papai Noel!
Além de contarem com poderes e serem as únicas renas capazes de voar, cada uma delas apresenta uma personalidade única. Elas são conhecidas por esses aspectos e os carregam até nos nomes.
O nome das renas do Papai Noel:
Dasher: chamada de “Corredora” em português, Dasher foi a líder e a primeira rena do trenó por muito tempo (cerca de 100 anos), por ter sido sempre a mais rápida entre todas.
Em 1939 outra rena foi instituída como líder e Dasher ficou como a segunda do trenó. Porém, continuou sendo a mais ágil, o que, com certeza, dificulta para o Noel na hora de controlar o trenó.
Dancer: a rena “Dançarina”, em português, é famosa por sua graciosidade. Muito alegre, está constantemente inventando estripulias. É a segunda rena do trenó, quase tão rápida quanto Dasher, e nunca deixou o Papai Noel se atrasar.
Prancer: entre todas, Prancer é a rena mais poderosa. Em português, é chamado de rena “Empinadora”. Justamente por ser tão forte, consegue fazer com que o trenó suba rapidamente e nunca permitiu que o Papai Noel fosse encontrado por alguém em alguma rua ou telhado.
Vixen: a quarta rena é muito bonita e elegante. Cheia de estilo, em português a conhecemos como “Raposa”. Dizem que a Vixen é parceira do Prancer e sempre o ajuda a empinar o trenó. Se isso for verdade, ela é muito forte e poderosa, assim como ele.
Comet: a Cometa é muito querida e amada por todas. Ela também é bastante rápida, porém, normalmente, é a única que as crianças conseguem ver. Como sempre quer deixar os pequenos felizes, acaba voando devagar para que consigam vê-la.
Cupid: essa é a que representa o amor e o carinho do espírito de Natal e a mais querida pelos elfos. Sempre muito afetuosa, ela mantém os corações quentinhos no frio da Lapônia. Em português a conhecemos como “Cupido”.
Donner: esse, na verdade, é um apelido. O nome original da sétima rena do Papai Noel é “Dunder”, que surgiu da palavra “Donder” - que significa “trovão”, em holandês. Em português, ainda a chamamos pelo seu nome original e a conhecemos popularmente como “trovão”.
Blitzen: uma rena rápida, brilhante e forte. Por ser a última do trenó, está sempre pertinho do Papai Noel e conversa com ele sobre os endereços a serem percorridos. Em português, a chamamos de Relâmpago.
A nona rena, Rudolph: um capítulo à parte!
Rudolph ou Rodolfo, é a nona rena do Noel. Ela é a mais famosa de todas. Foi protagonista de filmes e tem livros inteirinhos apenas sobre sua história. Mas o que ela tem de especial?
Conta-se que em 1939, durante uma escura noite de Natal, o Papai Noel estava super atrasado na entrega dos presentes. Ele e as renas estavam passando por maus bocados por não enxergarem direito naquela escuridão.
Foi então que, enquanto entregava um presente, Noel observou uma luz vermelha muito forte que saía de um quarto. Curioso, sabendo que não era uma luz natural, mas sim uma luz mágica, ele foi até lá.
Ao chegar, se surpreendeu ao ver a rena adolescente com um nariz vermelho que brilhava fortemente, iluminando todo o quarto. Imediatamente o Papai Noel a convidou para integrar o seu time de ajudantes.
Rudolph, que durante toda a vida havia sido zombado por ser diferente, aceitou o convite e começou a liderar o trenó, iluminando os caminhos escuros por onde passavam.
Até hoje, Rudolph trabalha com o Papai Noel no Natal e é a rena mais querida por grande parte das crianças.
O que podemos aprender com as renas do Papai Noel?
Uma das características mais importantes sobre elas é o trabalho em equipe, que começa muito antes das comemorações de Natal. Desde muito cedo as renas se preparam e trabalham juntas para estarem prontas no dia 25.
Os elfos cuidam delas durante o ano inteiro, as alimentam e promovem brincadeiras. Assim, elas estão sempre se exercitando e, quando chega o Natal, conseguem correr rapidamente, chegando aos lugares mais distantes em segundos.
E aí, gostou de saber um pouco mais sobre esses animais incríveis que ajudam o bom velhinho no dia mais mágico do ano? Aqui em nosso blog temos diversos conteúdos com outras curiosidades sobre o Natal e seus símbolos.
Você ainda encontra diversas opções natalinas para transformar essa data em um dia ainda mais especial. Vem descobrir o Natal com a gente!