Os símbolos natalinos e seus significados
10.12.2019
Muito mais do que uma data comemorativa, em que reunimos a família e os amigos em volta de uma mesa repleta de comidas e doces deliciosos, o Natal também é cheio de curiosidades. Você já parou para pensar como surgiram os símbolos natalinos e por que eles são tão representativos?
É exatamente sobre isso que vamos falar no post de hoje! Listamos os principais elementos que remetem a essa época e a sensação gostosa de final de ano. Quer saber o que eles significam? É só continuar a leitura para conferir!
Conheça o significado dos principais símbolos natalinos
O que te vem em mente quando ouve a palavra natal? Apostamos que você está pensando em uma árvore toda enfeitada, uma guirlanda pendurada em alguma porta, sinos batendo, um presépio enorme montado no meio de uma sala e, é claro, o Papai Noel.
Acertamos? Pois, agora, vamos te mostrar o que esses itens realmente simbolizam. Dá uma olhada:
Árvore de natal
A árvore tradicional, na cor verde, representa esperança - justamente por sua tonalidade verde, que perdura durante o ano inteiro. O pinheiro, árvore mais usada atualmente, surgiu no século XX e caracteriza resistência, já que suas folhas suportavam o inverno rigoroso do Polo Norte.
Independentemente do modelo, todas elas simbolizam perseverança por conta das suas folhas, que estão sempre verdinhas e intactas. Muita gente também acredita que a direção para qual os galhos das árvores apontam refere-se a uma conexão com o céu e com o Senhor.
Guirlanda de Natal
O enfeite de porta tem mais história do que imaginamos! Você sabia que, na Roma antiga, as pessoas distribuiam raminhos de flores e folhas a fim de desejar saúde aos membros de uma casa?
No meio religioso, a guirlanda representa, ainda, a espera pelo nascimento de Jesus, o amor e esperança que Ele trouxe para o nosso mundo.
Sinos
“Bate o sino pequenino, sino de Belém. Já nasceu o Deus menino, para o nosso bem…”. A música clássica do natal expressa, literalmente, o que canta sua letra: o anúncio da chegada de Jesus! Mas tem muito mais do que isso.
Para outras crenças, os sinos retratam:
● Cristãos: o poder da guerra contra todo o mal;
● Chineses: o barulho dos trovões;
● Indianos: são uma representação dos ouvidos e tudo o que eles conseguem captar;
● Budistas: os sinos de ouro expressam a voz divina.
Presépio
Para o natal, o presépio o local onde ocorreu o nascimento de Jesus. Sem encontrar nenhum lugar para se hospedar, José e Maria precisaram recorrer a um estábulo e, foi lá, em uma manjedoura, que o pequeno Jesus foi colocado ao nascer.
Para ficar mais claro, a palavra “presépio” tem origem hebraica e quer dizer estábulo.
Papai Noel e suas renas
Não dá para pensar no natal sem a imagem do Papai Noel e suas renas, não é verdade? O bom velhinho barbudo, que usa uma roupa vermelha, botas e um saco cheio de presentes pendurado, é umas das maiores representações dessa data especial.
O Noel é uma personagem conhecida por sua bondade e gentileza que, junto de suas 8 renas, atravessa o mundo para levar alegria em forma de presentes para crianças de todos os cantos.
O mais legal é que cada rena possui um nome e uma história. Se quiser saber mais sobre elas, leia nosso post completo: qual os nomes das renas do Papai Noel?. É muito interessante!
Como vão os preparativos para o seu natal?
Dia 25 de dezembro está aí! Como estão os preparativos? Já montou a árvore de natal o presépio? Colocou a guirlanda na porta? Aproveite o tempo restante para enfeitar sua casa com elementos que transbordem amor, esperança e muita luz. Afinal, é disso que a gente precisa para viver em paz.
Agora, se quiser tornar o natal das crianças da sua família ainda mais especial, que tal deixar que o Papai Noel faça uma cartinha ou um vídeo personalizado para elas?
No site do Elfi Santa você pode criar uma lembrancinha super diferente e divertida. Aproveite para conferir e não perca a oportunidade de fazer a criançada sorrir!
E aí, o que achou desse post? Se quiser conferir outros artigos com conteúdos relacionados, é só continuar acompanhando nosso blog. Toda semana publicamos uma nova postagem repleta de curiosidades sobre o natal. Não perca!