A história do Papai Noel
21.03.2022
Um velho amigável com uma longa barba branca, vestido com um traje vermelho, distribuindo presentes às crianças. É uma visão geral do Papai Noel. No entanto, ele não é apenas um personagem de conto de fadas. Esta pessoa estava realmente viva, nascida por volta de 270 na cidade de Patara, em Licia. O que mais se pode dizer sobre o Papai Noel? Qual é a sua história? Nós o encorajamos a ler esse artigo!
Bispo São Nicolau
São Nicolau era uma criança muito esperada, nascida na Turquia atual. Como os pais do Nicolau já eram idosos na altura do seu nascimento, morreram muito rapidamente, deixando ao Nicolau muito dinheiro. Ele era filho único e poderia ter levado uma vida de luxo e esplendor, mas tornou-se uma pessoa extremamente piedosa que vivia modestamente.
Depois de algum tempo, São Nicolau foi nomeado bispo da Igreja Católica, e a cerimónia teve lugar em Mira. São Nicolau de Mira gostava de ajudar os pobres e necessitados e de distribuir sua riqueza.
O nome Nicolau vem da língua grega e consiste em duas palavras: "nike” que significa vencer, e "laos" que significa o povo.
Ajudar os pobres e necessitados
A vida de São Nicolau de Mira estava cheia de muitas histórias interessantes. Seus milagres trouxeram-lhe muita glória, era adorado pelos fiéis da Igreja.
Uma destas histórias conta como São Nicolau foi uma vez ao Imperador Constantino I o Grande que tinha condenado três jovens de Mira à morte por delitos menores. Nicolau pediu ao imperador para os perdoar. O Imperador acedeu seus pedidos. Outra lenda diz que salvou pescadores com sua oração quando uma tempestade estava a assolar o mar. Além disso, durante a peste em seu país de origem, ministrou a doentes com o risco de sua própria vida.
Mas uma das histórias mais populares é a lenda de um homem que tinha três filhas e caiu na pobreza, por isso foi obrigado a vendê-las a um bordel. Quando São Nicolau de Mire soube disto, decidiu ajudá-lo e atirou 3 sacos de dinheiro pela chaminé de sua casa, à noite. As moedas caíram nas meias e nos sapatos que as filhas colocaram junto à lareira para secar. Com estes presentes, o pai podia comprar suas filhas e livrar-se das dívidas.
A história sublinha sobretudo que São Nicolau de Mire tinha um bom coração e não ficava indiferente ao destino dos pobres. Além disso, esta lenda tornou-se o protótipo de uma tradição cultivada por alguns países, nomeadamente as meias colocadas junto à lareira, por volta do Natal. Na noite entre a véspera de Natal e o dia de Natal, o Papai Noel deixa presentes em meias.
Memória do Papai Noel
São Nicolau morreu a 6 de dezembro de 345 ou 352. Seu corpo foi enterrado em Mira mas 1000 anos depois foi levado para a cidade italiana de Bari. São Nicolau trouxe muito de bom para a vida dos outros. Sua tarefa era trazer ajuda desinteressada aos pobres, daí que sua memória ainda hoje seja cultivada.
São Nicolau é uma personagem que toda criança conhece. Hoje em dia, está principalmente associado a um velho idoso com barba longa e cinzenta, vestindo uma jaqueta vermelha. Todos os anos no Natal, traz presentes para as crianças. No entanto, o Papai Noel tem um protótipo. Era o Bispo São Nicolau de Mira que viveu na viragem dos séculos III e IV. O bispo era uma pessoa piedosa e distribuía sua riqueza aos necessitados. Por causa de sua ajuda aos pobres ou necessitados, tornou-se o protótipo de um personagem útil que distribui presentes para crianças de todo o mundo.